segunda-feira, 24 de março de 2014

Exercício 3 - 4º Nível




ASSISTA O VÍDEO, LEIA O TEXTO RESUMO E RESPONDA AS QUESTÕES.
CRISE DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
§  Wenceslau Brás (1914-1918) notabilizou-se pela violência, assassinando opositores da política do café-com-leite e reprimindo movimentos populares.
§  O governo interino de Delfim Moreira (1918-1919) foi palco da disputa política entre dissidentes oligárquicos, organizados na "reação republicana", e os governistas, que conseguiram eleger Epitácio Pessoa.
·                     Importantes transformações socioculturais ganharam forma no governo Epitácio Pessoa  (1919-1922) como a Semana de Arte Moderna e a fundação do PCB, obras de combater a seca, Medidas restritivas à imigração foram adotadas, a fim de selecionar mais os imigrantes.
§  Artur Bernardes (1922-1926) governou sob estado de sítio. Muitas rebeliões tenentistas aconteceram nesse período. Em 1924, inicia-se a Coluna Prestes-Miguel Costa.
Revolta tenentista de 1924, comandada pelo general Dias Lopes foi sufocada e os cerca de seis mil soldados que restaram foram para o interior formando a Coluna Paulista.
§  Washington Luís (1926-1930) tentou construir um pacto de elites que congregasse industriais, mas a crise de 1929, quebra da bolsa de Nova Iorque, impediu o plano. Governo perde apoio das oligarquias, pois com a crise de 29 não foi possível mais salvá-los.
Ficam mais fortes os opositores com o enfraquecimento dos oligarcas (pequenas oligarquias, militares, industriais, população das cidades). Houve confronto entre SP e MG, pois o primeiro queria o candidato paulista Júlio Prestes, já o segundo queria o candidato mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
Os mineiros juntam-se as pequenas oligarquias dos outros estados, que formam assim a Aliança Liberal, com Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice.
O vencedor foi Júlio Prestes, mas em 25 de julho, João Pessoa foi assassinado e isso serviu de arma para no dia 24 de outubro, os militares do Rio de Janeiro, depuseram o presidente.
No dia três de novembro, o governo da República foi entregue a Getúlio Vargas. Desgastado pela crise econômica e por sucessivos embates políticos, a república do café-com-leite acaba derrubada, em outubro de 1930.

Responda:

1)Cite acontecimentos do governo de:
a) Wenceslau Brás


b) Delfim Moreira


c) Epitácio Pessoa


d) Artur Bernardes


e)Washington Luís


2) O que provocou a derrubada da república café-com-leite?



Nenhum comentário:

Postar um comentário