terça-feira, 30 de abril de 2013

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA 2ª SÉRIE -ENSINO MÉDIO


Competências e Habilidades a serem objetivadas em História - 2º Série do Ensino Médio

• Compreender os conceitos como expectativas analíticas que auxiliam na indagação das fontes e das realidades históricas.
• Considerar a dinâmica dos conceitos, que adquirem especificidade a partir da construção de representações.
• Reconhecer a natureza específica de cada fonte histórica.
• Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
• Reconhecer o papel das diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica, etc.
• Compreender textos de natureza histórica (obras de historiadores, materiais didáticos).
• Organizar a produção do conhecimento.
• Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos a partir das categorias e dos procedimentos metodológicos da História.
• Reconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.
• Ter consciência de que o objeto da História são as relações humanas no tempo e no espaço.
• Perceber os processos históricos como dinâmicos e não determinados por forças externas às ações humanas.
• Compreender o passado como construção cognitiva que se baseia em registros deixados pela humanidade e pela natureza (documentos, fontes).
• Perceber que o fato histórico (dimensão micro) adquire sentido relacionado aos processos históricos
(dimensão macro).
• Buscar os sentidos das ações humanas que parecem disformes e desconectadas.
• Entender que os processos sociais resultam de tomadas de posição diante de variadas possibilidades de encaminhamento.
• Reconhecer nas ações e nas relações humanas as permanências e as rupturas, as diferenças e as semelhanças, os conflitos e as solidariedades, as igualdades e as desigualdades.
• Aceitar a possibilidade de várias interpretações.
• Problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social.
• Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
• Aprimorar atitudes e valores individuais e sociais.
• Exercitar o conhecimento autônomo e crítico.
• Sentir-se um sujeito responsável pela construção da História.
• Praticar o respeito às diferenças culturais, étnicas, de gênero, religiosas, políticas.
• Auxiliar na busca de soluções para os problemas da comunidade.
• Indignar-se diante das injustiças.
• Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto destes.
• Ter consciência da importância dos direitos pessoais e sociais e zelar pelo cumprimento dos deveres.
• Incorporar os direitos sociais e humanos além dos direitos civis e políticos.
• Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Metodologia
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• distinguir os padrões de medidas de tempo e construir periodizações para os temas;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.

 Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
           A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.

 Conteúdo Programático de História – 2ª Série do Ensino Médio


1º BIMESTRE
 VIII - As sociedades modernas
38.O Renascimento
39.A Reforma Protestante
40.O Estado absolutista
41.A expansão comercial e marítima européia
42.A época do mercantilismo
43.A chegada dos espanhóis: deuses ou demônios?
44.Os portugueses na América (1500-1530)
45.Primeiros passos da colonização portuguesa
46.Portugal e suas colônias sob o domínio da Espanha
47.Resistência e integração: a presença negra na América portuguesa
48.As outras colonizações: Espanha, Inglaterra e Holanda

2º BIMESTRE
IX - O mundo moderno e a descoberta da liberdade
49.A cultura do século XVII
50.Dois séculos de guerra
51.Os portugueses conquistam o interior
52.O ouro das Gerais
53.As novas fronteiras da colônia portuguesa da América
54.A Revolução Inglesa do século XVII
55.O Século das Luzes
56.O nascimento de uma nação: a independência dos Estados Unidos
57.A Revolução Industrial
58.A Revolução Francesa

3º BIMESTRE
X - As sociedades contemporâneas
59.O Império Napoleônico
60.Restauração na Europa, revolução na América Latina
61.1789-1808: a colônia portuguesa em crise 
62.Uma corte européia na América
63.1822: liberdade ainda que tardia
64.Novas revoluções na Europa
65. A unificação da Itália e da Alemanha
66.A Guerra de Secessão dos Estados Unidos

4º BIMESTRE
67.Brasil independente: o Primeiro Reinado
68.O Período Regencial
69.Segundo Reinado: a consolidação do Estado
70.  O fim da Monarquia
71. A civilização industrial
72.A partilha da África e da Ásia
73.A Era Vitoriana
74. Ciência e cultura no século XIX
75. A cultura brasileira na época do Império.


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