Competências e Habilidades a serem objetivadas em História - 2º Série do Ensino Médio
• Compreender os conceitos como expectativas analíticas que auxiliam na indagação das fontes e das realidades históricas.
• Considerar a dinâmica dos conceitos, que adquirem especificidade a partir da construção de representações.
• Reconhecer a natureza específica de cada fonte histórica.
• Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
• Reconhecer o papel das diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica, etc.
• Compreender textos de natureza histórica (obras de historiadores, materiais didáticos).
• Organizar a produção do conhecimento.
• Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos a partir das categorias e dos procedimentos metodológicos da História.
• Reconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.
• Ter consciência de que o objeto da História são as relações humanas no tempo e no espaço.
• Perceber os processos históricos como dinâmicos e não determinados por forças externas às ações humanas.
• Compreender o passado como construção cognitiva que se baseia em registros deixados pela humanidade e pela natureza (documentos, fontes).
• Perceber que o fato histórico (dimensão micro) adquire sentido relacionado aos processos históricos
(dimensão macro).
• Buscar os sentidos das ações humanas que parecem disformes e desconectadas.
• Entender que os processos sociais resultam de tomadas de posição diante de variadas possibilidades de encaminhamento.
• Reconhecer nas ações e nas relações humanas as permanências e as rupturas, as diferenças e as semelhanças, os conflitos e as solidariedades, as igualdades e as desigualdades.
• Aceitar a possibilidade de várias interpretações.
• Problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social.
• Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
• Aprimorar atitudes e valores individuais e sociais.
• Exercitar o conhecimento autônomo e crítico.
• Sentir-se um sujeito responsável pela construção da História.
• Praticar o respeito às diferenças culturais, étnicas, de gênero, religiosas, políticas.
• Auxiliar na busca de soluções para os problemas da comunidade.
• Indignar-se diante das injustiças.
• Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto destes.
• Ter consciência da importância dos direitos pessoais e sociais e zelar pelo cumprimento dos deveres.
• Incorporar os direitos sociais e humanos além dos direitos civis e políticos.
• Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.
Metodologia
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• distinguir os padrões de medidas de tempo e construir periodizações para os temas;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
Conteúdo Programático de História – 2ª Série do Ensino Médio
1º BIMESTRE
VIII - As sociedades modernas
38.O Renascimento
39.A Reforma Protestante
40.O Estado absolutista
41.A expansão comercial e marítima européia
42.A época do mercantilismo
43.A chegada dos espanhóis: deuses ou demônios?
44.Os portugueses na América (1500-1530)
45.Primeiros passos da colonização portuguesa
46.Portugal e suas colônias sob o domínio da Espanha
47.Resistência e integração: a presença negra na América portuguesa
48.As outras colonizações: Espanha, Inglaterra e Holanda
2º BIMESTRE
2º BIMESTRE
IX - O mundo moderno e a descoberta da liberdade
49.A cultura do século XVII
50.Dois séculos de guerra
51.Os portugueses conquistam o interior
52.O ouro das Gerais
53.As novas fronteiras da colônia portuguesa da América
54.A Revolução Inglesa do século XVII
55.O Século das Luzes
56.O nascimento de uma nação: a independência dos Estados Unidos
57.A Revolução Industrial
58.A Revolução Francesa
3º BIMESTRE
3º BIMESTRE
X - As sociedades contemporâneas
59.O Império Napoleônico
60.Restauração na Europa, revolução na América Latina
61.1789-1808: a colônia portuguesa em crise
62.Uma corte européia na América
63.1822: liberdade ainda que tardia
64.Novas revoluções na Europa
65. A unificação da Itália e da Alemanha
66.A Guerra de Secessão dos Estados Unidos
4º BIMESTRE
67.Brasil independente: o Primeiro Reinado
68.O Período Regencial
69.Segundo Reinado: a consolidação do Estado
70. O fim da Monarquia
71. A civilização industrial
72.A partilha da África e da Ásia
73.A Era Vitoriana
74. Ciência e cultura no século XIX
75. A cultura brasileira na época do Império.
adorei o material
ResponderExcluirÓtimo trabalho.Com certeza ajudará muitos colegas de História
ResponderExcluirSimplesmente perfeito
ResponderExcluirGostei muito bom.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirMuito bom recomendo aos colegas.
ResponderExcluirobrigado pelo conteúdo do blog
ResponderExcluirMuito Bom Parabéns
ResponderExcluir