terça-feira, 30 de abril de 2013

PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO




1.Justificativa

A Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Diz-se que a Filosofia incomoda certos indivíduos e instituições porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo. Isto é, questiona a prática política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística.
Desse modo, compreender a importância do ensino da Filosofia no Ensino Médio é entendê-la como um conhecimento que contribui para a formação do aluno. Cabe a ela indagar a realidade, refletir sobre as questões que são fundamentais para os homens, em cada época.
A reflexão filosófica não é, pois, qualquer reflexão, mas rigorosa, sistemática e deve sempre pensar o problema em relação à totalidade, para alcançar a radicalidade do problema, isto é, ir à sua raiz. Esta é a preocupação do Colégio ao instituir a disciplina de Filosofia no Ensino Médio; a busca pelo ensino da reflexão filosófica, instrumentalizando os alunos para estarem aptos a compreender e atuar em sua realidade.

2. Objetivos Gerais:
Contribuir para a compreensão dos elementos que interferem no processo social através da busca do esclarecimento dos universos que tecem a existência humana: trabalho, relações sociais e cultura simbólica.
·Formar o hábito da reflexão sobre a própria experiência possibilitando a formação de juízos de valor que subsidiem a conduta do sujeito dentro da escola e fora dela.
Estimular a atitude de respeito mútuo e o senso de liberdade e responsabilidade na sociedade em que vive considerando a escola como parte da vida do aluno.
 Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão de conceitos, argumentação e problematização.

3.Objetivos Específicos:
-Oportunizar momentos que facilitem. o pensar e o pensar sobre o pensar;
-Trabalhar com textos que incluam termos e conceitos cotidianos que facilitem a interação no contexto social;
Debater questões contemporâneas que facilitem a compreensão da realidade a partir dos problemas filosóficos destacados;
-Realizar atividades que levem o aluno a perceber a multiplicidade de pontos de vista e articulações possíveis entre os mesmos;
-Ler textos filosóficos de modo significativo;
-Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;
-Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo, de forma a reconstruir os conceitos aprendidos;
-Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
-Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras produções culturais através da produção de conceitos.
-Articular teorias filosóficas e o tratamento de temas e problemas científicos, tecnológicos éticos e políticos, sócio-culturais com as vivências pessoais.
-Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal, o entorno sócio-político, histórico e cultural; a sociedade científico-tecnológica.

4.  Encaminhamento metodológico:
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.

 5. Proposta de Trabalho para o Aluno e Avaliação:
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto-avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extra-classe;
-Atividades de pesquisa através do laboratório de informática;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade;

6. Conteúdos de Filosofia
Os conteúdos apresentados nesse planejamento organizou-se a partir de conteúdos denominados conteúdos estruturantes, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e são basilares para o ensino de filosofia. MITO E FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO, ÉTICA, E FILOSOFIA POLÍTICA.  A partir dos conteúdos estruturantes, adaptamos os conteúdos específicos e complementares que irão ser trabalhados com os alunos no decorrer do Ensino Médio.

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Mito e  Filosofia: O que é mito; O que é Filosofia;
O nascimento da Filosofia ou Surgimento da Filosofia
Filosofia, mito e senso comum;
O mito da Filosofia, continuidade e ruptura;
O mito como  forma de explicação da realidade;
Do senso comum ao pensamento filosófico;
A filosofia e o conhecimento em si;
Diferentes modos de conhecer.
O problema do conhecimento
Filosofia e método


2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 
Perspectivado conhecimento
Metodologia da Pesquisa Filosófica;
Da possibilidade do conhecimento;
O valor do conhecimento
A extensão do conhecimento;
Entre a teoria e a prática
A verdade;
Concepções éticas;
Os problemas da ação ética;
A existência da ética;


3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
 Ética ou filosofia moral;
As relações ética: autonomia e heteronomia
Senso comum e consciência moral;
A moral e outras formas de comportamento humano.
 Invenção da Política/ Introdução à Política
Pensamentos políticos na História;
Socialismo x capitalismo;
Em busca da essência da Política
Política e Poder;
Política e Violência;
Os desvios do poder: totalitarismo e terrorismo
Política hoje.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: Historia e Grandes Temas. São Paulo: Saraiva, 2005.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.


24 comentários:

  1. Adorei seu Blog, o material é muito riquíssimo, mas adoraria receber por favor o gabarito das atividades de Filosofia.
    Bjs!!!

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  2. Parabéns pelo blog, muito rico e cuidadoso. Estive por quase 4 anos fora de sala e o conteúdo me ajudou muito em minha atualização.
    Obrigado

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  3. Me ajudou bastante na elaboração do meu plano. Valeu!

    Amplexo

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  4. Objetividade e praticidade que combinam com o pragmatismo do ENEM, Valeu!

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  5. Muito bom, rico em informações e muito bem cuidado. Me ajudou muito

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  6. ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DA FILOSOFIA E DO ENSINO MÉDIO.

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    1. PORQUE O CONHECIMENTO APROFUNDADO É MUTO OBETIVO E TEM SUAS INFORMAÇÕES PRECISAS...

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  7. gostei muito, pois , me ajudou no meu trabalho da faculdade, abriu mas os meus conhecimento! obg!

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  8. Os conteúdos postados neste blog, foram de fundamental importância, para que eu possa planejar com mais clareza, com assuntos nos seus devidos lugares. 1ªsérie, 2ªsérie e 3ªsérie. Com suas devidas distribuições. Me ajudou muito. Obrigado.

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  9. riquisimo o conteudo do seu plano,gostaria muito de receber as atividades desse plano tão rico,meu email é klau122@hotmail.com se puder enviar ficarei grata

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  10. o seu plano é riquisimo,para ter o gabarito gostaria de receber as atividades ,como faço para adquirir

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  11. É a primeira vez que vou dar aula, estou mt ansiosa mas com muitas dúvidas principalmente em relação aos planejamentos. esse seria um modelo de planejamento anual?

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  12. olá, bom dia ...puxa me ajudou muito o seu material...parabéns, gostaria de contribuir também, vejo que seria uma forma de agradecer, sou professor em língua espanhola e tenho diversos materiais criados pela minha pessoa ... estarei às ordens pelo e-mail: espanha20046@hotmail.com abraço ( Allan Cal)

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  13. Estou iniciando o ensino de Filosofia, fantástico esta abordagem, muito colabora positivamente para a construção de meu conhecimento. Parabéns;

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  14. se possivel enviar material para meu e-mail: edivaldovbarros@gmail.com

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  15. Parabéns, pelo trabalho, sou Professor de Filosofia Do RN, ensino médio da Rede pública, tenho pouca experiência na docência, ainda estou aprendendo a ensinar, sobretudo dentro dessa realidade bastante pitoresca que é o ensino médio público no nosso Brasil, a maioria sabe do que estou falando...Enfim, parabéns novamente !

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  16. Estou fora das salas de aula há algum tempo,quero retornar. Parabéns pela iniciativa de criação deste espaço onde podemos pesquisar e nos atualizar com consultas das tuas
    publicações muita ricas e atuais. Obrigada por me ajudar.

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  17. Ola gostaria gentileza me enviar ideias, planos, dinâmicas, debates etc. para meu email, muito rico seu post.
    grata.
    rosenicunha2011@hotmail.com

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  18. Bom dia! Primeiro..Parabéns pela iniciativa da criação desta ferramenta que irá servir de bussola aos primeiros navegantes na arte e labuta do ensinar. Segundo peço permissão para recortar seus textos e poder usa-los como material em minhas aulas. Ainda estou abrindo suas paginas e ainda espero trocar ideais. Obrigado mesmo.

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  19. Olá, muito enriquecedor obter esses conhecimentos. Deus te abençoe sempre por essa iniciativa.

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  20. Excelente, me ajudou na construção de meu plano

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  21. Me ajudou muito!! sucesso sempre caracterizado com esta dinâmica.
    Parabéns pelo trabalho.

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  22. Maravilhoso! Me ajudou na construção da minha ementa! Parabéns!

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