terça-feira, 30 de abril de 2013

Atividade de Sociologia 1


ALUNO _________________________________________ Série _______ Turma ________

1)  No que tange à história da sociologia, é correto afirmar que:
(A) a sociologia nasceu como resposta intelectual a um período histórico que se destaca pela permanência de uma ordem estável ancorada nos valores familiares, religiosos e comunitários;
B) Saint-Simon foi criador do termo “Sociologia” e divulgador do método positivista;
C) a idéia de progresso atuou diretamente sobre os primeiros teóricos da sociologia;
D) os primeiros sociólogos procuraram fazer da sociologia um instrumento de ação. E o que pretendiam era modificar a sua sociedade;
E) os clássicos devem ser lidos apenas com interesse histórico.

2)Assinale a opção correta a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A)  A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno e seus membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se ainda mais ao longo da vida.
C) A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família na opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.

3) É correto classificar a escola como um grupo social
A) primário.
B) secundário.
C) terciário.
D) quaternário

4) Tendo em vista o fato de que os grupos sociais fazem parte de um conjunto fundamental das experiências vitais do indivíduo, é possível identificar alguns processos básicos nas interações ocorridas no seio de um grupo social. Nesse sentido, os processos típicos da vivência em grupo não incluem a
A) liderança.
B) tomada de decisão.
C) cisão.
D) expectativa.

5) Leia o texto e responda.

 “A inserção do Brasil no mundo globalizado, ao mesmo tempo em que proporcionou a modernização de setores da nossa economia, agravou os problemas sociais, trouxeram custos sociais elevados.”

Cite os problemas sociais que o texto se refere.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

35 comentários:

  1. Professora Veronica, parabéns pelo seu Blog.Se permitir, gostaria de sempre aproveitar suas postagens em minhas aulas, e sempre que possível, colaborar também.
    Um abraço,
    Professora Cristiane António.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para conseguir os gabaritos das atividades?

    ResponderExcluir
  3. Olá colega. gostei do seu material ,o blog está bem interessante. Gostaria de utilizar algumas atividades daqui com meus alunos. Caso se interesse, eu estou construindo um site e tenho vários blogs. O endereço é http://www.scribabr.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Ola adorei seu material. e gostaria que voce me enviasse as respostas ou gabarito das atividades 1, 2, 3 .de sociologia. no mais obrigado. EMAIL:ludy.linda2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola adorei seu material. e gostaria que voce me enviasse as respostas ou gabarito das atividades 1, 2, 3 .de sociologia. no mais obrigado. EMAIL:ludy.linda2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de que me enviassem este material para que eu ver se eu fui bem . gmail : familiacoelhorocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DO GABARITO ailmamartins2806@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. tem como manda o gabarito para o email junoeras@hotmail.com por favor, obrigado

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria se possível ,de usar esse material em sala de aulas,pretendo começar agora e estou precisando muito obrigada.
    mariaelesbao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostaria se possível ,de usar esse material em sala de aulas,pretendo começar agora e estou precisando muito obrigada.
    mariaelesbao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde gostei muito do material gostaria de aproveita-lo em sala de aula !!! poderia por gentileza passar as respostas das questões 1 ao 4 desde já agradeço contato pelo e-mail marcia-c-oliveira@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, adorei as atividades, como faço para ter o gabarito? cristianycotareloster@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Tem como manda o Gabarito
    Email:juda_lisboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tem como manda o Gabarito
    Email:juda_lisboa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Preciso do gabarito dessa atividade. Manda pra mim pfvr
    Thaynacarvalhotac@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Como faço para conseguir os gabaritos das atividades?

    Responder

    ResponderExcluir
  20. Como faço para conseguir os gabaritos das atividades? luamaslima@hotmail.com

    Responder

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Você temo o gabarito dessas atividades? Se sim pode enviar

      Excluir
  22. Boa tarde Verônica.
    Gostaria de receber o gabarito da atividade 01. Ficarei muito grato. Segue o e-mail: jsilviosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Professora Verônica iniciei aulas de Filosofia de Sociologia esse ano e estou pesquisando muito e encontrei no seu site grande oportunidades para minhas aulas, todavia pode me enviar o gabarito das atividades

    ResponderExcluir
  25. AMEI SEU MATERIAL. GOSTARIA QUE ENVIASSE O GABARITO DESSA ATIVIDADE PARA O EMAIL: janjaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante este material de sociologia, é possivel encaminhar o gabarito? meu email marcellusclima@hotmail.com, grato.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, gostei demais do seu blog. Gostaria se possível for que postasse mais conteúdos sobre sociologia. Obrigado pelo empenho e dedicação em favor da Educação.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite gostaria desse material é o gabarito ser possível. Desde já agradeço meu email isa914556@gmail.com

    ResponderExcluir