terça-feira, 30 de abril de 2013

Atividade de Filosofia 3 - Mito e filosofia


1- Após estudar sobre o significado de Filosofia, podemos afirmar que:
a) O conhecimento filosófico pretende ser objetivo, preciso,seguro, inquestionável.
b) O conhecimento filosófico busca a aparência imediata de todas as coisas.
c) O conhecimento filosófico é um conhecimento mítico.
d) A Filosofia é um conhecimento que busca o questionamento o tempo todo.
e) A Filosofia é um conhecimento seguro por ser pronto e acabado.

2- As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis, a deuses. Essas explicações lendárias:
a) Representam histórias criadas fora da realidade de um povo, justificando uma condição ou ação dos homens.
b) Sempre se basearam em acontecimentos reais.
c) Confirmaram que as civilizações em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário.
d) Tem por fundamento o ideal religioso, sem nenhum interesse com a vida em sociedade.
e) São apenas formas artísticas ou literárias que dependem dos interesses e vida da sociedade, sem explicação racional. 

3- Analise as alternativas abaixo:
1- A Filosofia é um conjunto de ideias sobrenaturais.
2- A Filosofia tenta responder ás perguntas fundamentais.
3- A Filosofia é um fazer constante: o filosofar.
Assinale a alternativa que indica todas as alternativas corretas:
a) É correta apenas a alternativa 3.
b) São corretas as afirmativas 1 e 2.
c) São corretas apenas as alternativas 1 e 3.
d) São corretas as afirmativas 2 e 3.
e) São corretas todas as afirmativas.

4- Ser filósofo é amar a sabedoria e por isso mesmo, a Filosofia é:
a) Um sistema pronto e acabado.
b) Um jogo instigante, racional, que abre as possibilidades, faz ver outros mundos.
c) Uma maneira de pensar que independe da sua postura diante do mundo.
d) Uma forma de observar a realidade com objetos específicos de estudo.
e) Um conhecimento baseado unicamente na experiência.

5- Em relação ao pensamento filosófico e suas características, a única afirmação abaixo aceitável é a de que:
a) A Filosofia é fundamentalmente teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas e ocupa-se dos princípios, causas e condições de alguma coisa.
b) A Filosofia é uma disciplina teórica capaz de abranger a totalidade dos conhecimentos, ou o conhecimento total do
universo.
c) A Filosofia permite a compreensão de todo o Universo, em sua totalidade ordenada.
d) A Filosofia trata-se de um conjunto de ideias, valores e práticas que constitui a visão de mundo de um povo.
e) A Filosofia é uma escola de vida ou uma arte do bem viver, ensinando-nos a obter com exatidão, as formas de
viver sem problemas do cotidiano.

6- É correto afirmar que um dos principais fatos que define a atividade filosófica, na época de seu nascimento entre
os gregos é:
a) a tendência à emotividade.
b) o orientalismo religioso.
c) a recusa de explicações pré-estabelecidas.
d) a tendência à explicações sobrenaturais.
e) a busca da explicação puramente mítica.

7- Leia a frase a seguir: “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram”. A frase caracteriza uma narrativa mítica que pode ser uma forma de conhecimento. Após ter estudado mito, assinale a alternativa correta:
a) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento racional para chegar às suas conclusões.
b) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e crítica, levando portanto à análise racional dos fatos.
c) A verdade do mito é obtida assim como o conhecimento científico.
d) O mito busca explicações definitivas por se tratar de conhecimento provenientes de autoridade e revelação divina.
e) O mito utiliza o método racional e não depende da relação social do homem.

.8- Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta:
a) A verdade do mito obedece a critérios experimentais e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico e analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticias constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homen e do mundo, e sua verdade independe de comprovação.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racioanal, adimitndo contradições.

9- Os mitos apresentam características específicas. Assinale a alternativa que possui elementos ligados a uma consciência mítica:
a) Aceita questionamentos passando constantemente por processo de revisão.
b) É baseado na tradição escrit e puramente .racional e intelectual.
c) É uma verdade resultante de uma compreensão sobrenatural e intuitiva da realidade.
d) Consiste no apelo às forças sobrenaturais, são representadas normalmente por pessoas comuns.
e) Baseia-se na compreensão dos fatos reais obtidos através da vivência nas sociedades primitivas.

10- As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis, a deuses. Essas explicações lendárias:
a) Representam histórias criadas fora da realidade de um povo, justificando uma condição ou ação dos homens.
b) Sempre se basearam em acontecimentos reais.
c) Confirmaram que as civilizações em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário.
d) Tem por fundamento o ideal religioso, sem nenhum interesse com a vida em sociedade.
e) São apenas formas artísticas ou literárias que dependem dos interesses e vida da sociedade, sem explicação

98 comentários:

  1. Onde encontro o gabarito destas questões ???

    ResponderExcluir
  2. Envie o gabarito para fernandamaria.psico@gmail.com
    Tks.

    ResponderExcluir
  3. Não e o Rangel q ta falando é a cunhada dele

    ResponderExcluir
  4. Me desculpa não te conheço,mas vc poderia passar as respostas dessas questões ai pra mim,por favor??

    ResponderExcluir
  5. Não e o Rangel q ta falando é a cunhada dele

    ResponderExcluir
  6. me envie o gabarito pois gostaria de saber quantas acertei obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, poderia enviar o gabarito com as respostas dessas questões para o e-mail agostinho_junior@oi.com.br. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. alguem pode ria me enviar o gabarito desse exercicio desde ja agradeço
    Telbernek13@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Por gentileza me envie o gabarito para o meu email carollchamon@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. Por gentileza me envie o gabarito para o meu email carollchamon@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  12. por gentileza enviar gabarito para itsbellaribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bonito né isabella ? pegando cola de filosofia! ai, também quero.. clarathaize@gmail.com

      Excluir
  13. Por favor Me Envia o gabarito amorimedilaine@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Por gentileza me envie
    Liacarboenramacedo14@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Pode me enviar o gabarito ? Email. wiljipa@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Pode me enviar o gabarito ? Email. wiljipa@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Pode por favor me enviar o gabarito ? Email emanuel.logado@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Por favor me envie o gabarito?avalenesoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Alguém pode me enviar o gabarito?? cadu1.8@hotmail.com
    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  20. Alguém me envia o gabarito é urgente
    liphe998@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. me mande o gabarito por favor...dhyemysonknb@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Por favor me envie o gabarito: suzana.alves13@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. MIM EVIE O GABARITO ailmamartins2806@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Me enviem o gabarito, por favor!!
    yasmimbchaves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Poderia me enviar o gabarito?anailujadnarim@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. olá, gostaria de receber o gabarito. Envie para neiaconfalonieri@bol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
  28. olá, gostaria de receber o gabarito. Envie para neiaconfalonieri@bol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
  29. Me envie o gabarito, por favor: conceicaocutrim@rocketmail.com.
    Grata,
    Conceição Marques.

    ResponderExcluir
  30. Me envie o gabarito, por favor: conceicaocutrim@rocketmail.com.
    Grata,
    Conceição Marques.

    ResponderExcluir
  31. me envie o gabarito,por favor
    email: leticiasousasantos0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. me envie o gabarito,por favor
    email: leticiasousasantos0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. me envie o gabarito,por favor
    email: leticiasousasantos0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. me envie o gabarito,por favor
    email: leticiasousasantos0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. me envie o gabarito,por favor
    email: leticiasousasantos0@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. me envie o gabarito,por favor
    email: rayssaalacerdas@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. me envie p gabarito por favor , email: annalivia01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Por favor, me envie o gabarito geneciantunes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  39. alguem pode me encaminhar o gabarito? homembriquedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Veronica boa noite.
    Poderia me direcionar o texto para que eu possa ler e encontrar as respostas.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  41. Por favor, mande o gabarito para: greggbina@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Por favor, mande o gabarito para:cleideanselmo@yahoo.com

    ResponderExcluir
  43. Preciso desse gabarito,cilenesouza1@outlook.com

    ResponderExcluir
  44. Preciso desse gabarito,cilenesouza1@outlook.com

    ResponderExcluir
  45. Pode me enviar o gabarito? Pois quero saber quantas acertei. Obrigada. luanaclarasmily.lc@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Tb gostaria de saber o gabarito. Pode enviar para millianepsilva@gmail.com?Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Tb gostaria de saber o gabarito. Pode enviar para millianepsilva@gmail.com?Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Eu queria o gabarito. Alguem pode e enviar por favor?! carlag.anne@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá, precisava do gabarito... alguem poderia me enviar? ballenbruna@outlook.com

    ResponderExcluir
  50. Alguém poderia me envia o gabarito com urgencia.. (AudileneKarol22@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Alguém poderia me envia o gabarito com urgencia.. (AudileneKarol22@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Por favor também quero o gabarito Rosenicunha2011@hotmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. Você poderia por favor enviar o gabarito pra mim
    mariannesantos98outlook.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  54. Você poderia por favor enviar o gabarito pra mim
    mariannesantos98outlook.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Você poderia por favor enviar o gabarito pra mim Beatrizss.ss@outlook.com

    ResponderExcluir
  56. Você poderia por favor enviar o gabarito pra mim Beatrizss.ss@outlook.com

    ResponderExcluir
  57. boa trde..muito bons as atividades..gostaria vc pudesse enviar o gabarito..joelson.amt@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Alguem pode me enviar o gabarito urgente pfv natysaneli@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. GABARITO
    As questões 2 e 10 são iguais.
    1- D
    2- E
    3- D
    4- B
    5- A
    6- C
    7- D
    8- D
    9- D
    10- E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Número 9 esta certo mesmo??
      Fiz essa questão no meu caderno e quando fui corrigir a numenú 9 e 1 não bateu com a minha :(

      Excluir
  60. Ola gostaria de receber o gabarito gabrielmachadobrs@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Ola gostaria de receber o gabarito danihalmeeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Se as questões é pra ajudar os seres humanos em apuro, porque não inclui o gabarito? Então não joga na rede, copia no caderno e põe na gaveta.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia...interessante o retorno das pessoas..."Obrigado, poderia me enviar o gabarito?".Assim fica fácil..Antes eu tinha a ingenuidade de solicitar gabaritos de provas de quem eu nem conhecia pessoalmente (aí é que está o "x" da questão). Já imaginou a senhora ter que enviar gabarito para o Brasil todo? Tem que haver um consenso...se eu não sei a questão tenho que criar uma ou então pesquisar para tentar responder....penso assim.E obrigado pelas questões.

    ResponderExcluir
  64. gostaria de receber o gabarito
    maraisanutri@hotmail.com
    desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
  65. Quem necessita do gabarito dessas questões precisa é estudar mais, porque essas são muito fáceis.Por favor, né galera, me ajuda aí! A ilustríssima professora já disponibilizou as questões para vocês e ainda querem gabarito. Se não conseguem responder essas questões é melhor abandonar o estudo da filosofia e procurar outra disciplina.

    ResponderExcluir
  66. oi, por favor, pode mandar o gabarito nesse email?

    ResponderExcluir
  67. por favor manda o gabarito nesse email.

    ResponderExcluir
  68. Envie o gabarito nesse e-mail por favor
    levirenatinha123@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Envie o gabarito nesse emae-m por favor debo2802silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. ola, gostaria do gabarito, aelsonjuniorfilosofia@gmail.com , ficaraei agradecido

    ResponderExcluir
  71. Oii, pode me enviar o gabarito?
    naopercasenha15@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Me envie o gabarito
    lyzandraa3@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Olá mim envei o gabarito por favor
    gilpcalixto27@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Me enviem o gabarito por favor para o meu e-mail jayannesilva327@gmail.com ....

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir