terça-feira, 30 de abril de 2013

ATIVIDADE DE FILOSOFIA 1- Ética e moral



QUESTÃO 1 (ENEM)
 A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se  responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e  política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se  construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para  filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais,  conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida  como

a)  instrumento  de  garantia  da  cidadania,  porque  através dela os cidadãos  passam  a pensar e agir de acordo  com  valores coletivos.
b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
e)  aceitação  de  valores  universais  implícitos  numa  sociedade  que  busca  dimensionar  sua  vinculação  à  outras  sociedades.

QUESTÃO 2 (ENEM)

A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sente “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.  [SILVA,  R.R.  Ética,  defesa  nacional,  cooperação  dos  povos.  OLIVEIRA,  E.  R.  (Org.)  Segurança  &  defesa  nacional:  da  competição  à  cooperação  regional.  São  Paulo:  Fundação  Memorial  da  América  Latina,  2007  (adaptado).]

Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a

a) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
b) preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
c) normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
d) transferências dos valores praticados em casa para a esfera social.
e) proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.

QUESTÃO 3 (ENEM)

Quincas  Borba  mal  podia  encobrir  a  satisfação  do  triunfo.  Tinha  uma  asa  de  frango  no  prato,  e  trincava-a  com  filosófica serenidade. Eu  fiz-lhe ainda  algumas  objeções,  mas tão  frouxas, que ele  não  gastou muito  tempo  para destruí-las.

_ Para entender  bem o  meu  sistema, concluiu  ele,  importa não  esquecer  nunca  o  princípio universal,  repartido  e  resumido  em  cada  homem.  Olha:  a  guerra,  que  parece  uma  calamidade,  é  uma  operação  conveniente,  como  se  disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma  prova  a  que  Humanitas  submete  a  própria  víscera.  Mas  eu  não  quero outro  documento  da  sublimidade  do  meu  sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de  Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras  partes do  aparelho  náutico. Assim, este  frango,  que eu  almocei  agora  mesmo,  é  o  resultado  de uma  multidão  de  esforços e lutas, executados com o único fim de dar mate ao meu apetite.         ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.

A “filosofia moral” (ética) de Quincas Borba — a Humanitas — contém princípios que, conforme a explanação do  personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de

a) lutar pelo bem da coletividade.
b) atender a interesses pessoais.
c) erradicar a desigualdade social.
d) minimizar as diferenças individuais.
e) estabelecer vínculos sociais profundos.

QUESTÃO 4 (ENEM)

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção,  revela pesquisa. Se o pais fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a  Escandinávia  do  que  com  Bruzundanga  (corrompida  nação  fictícia  de  Lima  Barreto).  FRAGA,  P.  Ninguém  e  inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que e moral constitui uma ambiguidade inerente ao  humano, porque as normas morais são

A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento e destituído de obrigação.
C) amplas e vão alem da capacidade de o individuo conseguir cumpri-las integralmente.
D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei a qual deve se submeter.
E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

QUESTÃO 5 (UFSM) 

A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de  vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na  relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. 

A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: 

I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. 
II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. 
III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. 
IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. 

Está(ao) correta( s) 

a) Apenas I 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas II e IV. 
e) Apenas III e IV.

QUESTÃO 6 (UFSM)

 “Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a virtude moral é engendrada em nós, mas a natureza nos  dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito.” (Aristóteles, Ética a Nicomaco. Brasília:  Editora da UNB, 2001)

Analise as afirmações

I. o ser humano é mau ou bom por natureza.
II. a virtude moral não é algo inato ao ser humano.
III.  A  ética  ocupa-se  basicamente  de  questões  subjetivas,  abstratas  e  essencialmente  de  interesse  particular  do  indivíduo.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética, marque a alternativa correta.
a) I, II.
b) I, II, III.
c) I e IV.
d) II 
e) I

QUESTÃO 8 (ENEM)

Esclarecimento  é  a  saída  do  homem  de  sua  menoridade,  da  qual  ele  próprio  é  culpado. A  menoridade  é  a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa  menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se  de si  mesmo  sem a direção  de  outrem.  Tem coragem de  fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o  lema do
esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a  natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante  toda a vida. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

Kant  destaca  no  texto  o  conceito  de  Esclarecimento,  fundamental  para  a  compreensão  do  contexto  filosófico  da  Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa: 

a) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
e) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.

QUESTÃO 9 (UFSM) 

A ética  normativa de  Kant  propõe  como  fundamento  último, o  imperativo categórico que afirma, numa das  suas  formulações: “Procede apenas segundo aquela máxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo que ela se  torne em lei universal”.

O imperativo pretende garantir

I. a moralidade do agir.
II. a autonomia do agir.
III. a heteronomia do agir

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I e III apenas.

114 comentários:

  1. Você tem o gabarito das questões acima?
    gildemar2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostaria mto de receber o gabarito com as respostas.
    kikamartins2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Você pode me enviar o gabarito dessas questões?
    dourisete_bc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Você poderia me enviar o gabarito das questões acima?
    iedalbf26@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Você pode enviar-me o gabarito? lvfenix55@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Me envie por favor o gabarito santibaniz@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  8. gostaria mto de receber o gabarito com as respostas. robby021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. vc poderia enviar o gabarito para o e-mail: criscardosokraetzig@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. me envie o gabarito por favor
    valmoleda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também gostaria de receber o gabarito
    prof.fabioaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber o gabarito dessas questões dribispo@live.com

    ResponderExcluir
  13. mande o gabarito por favor aldo_lemos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. mande o gabarito por favor aldo_lemos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu também gostaria de receber o gabarito. eli_mottim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu também gostaria de receber o gabarito. eli_mottim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. poderia enviar o gabarito?
    marcos_nea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ola gostaria de receberr o gabarito. andriaralimaoliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ola gostaria de receberr o gabarito. andriaralimaoliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, preciso do gabaritos das questões aceima. Envie para: cristianemaria.pereira@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá, preciso do gabaritos das questões aceima. Envie para: cristianemaria.pereira@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. por favor o gabarito das questões.
    Obrigado,
    email: marfilhoracio@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. por favor o gabarito das questões.
    Obrigado,
    email: marfilhoracio@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Por gentileza me envie o gabarito das questões acima para o meu email carollchamon@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Por gentileza me envie o gabarito das questões acima para o meu email carollchamon@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá! Parabéns pelo Blog! Há possibilidade de enviar o gabarito das questões acima?
    Se não houver até entendo, vou procurar as respostas e deixar de ser folgado. hehehe

    ResponderExcluir
  27. Olá! Parabéns pelo Blog! Há possibilidade de enviar o gabarito das questões acima?
    se puder estarei extremamente grato!

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Excelente trabalho tem ajudo a muitos!!!

    ResponderExcluir
  30. Por favor enviem o gabarito pra julinhorochafilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. POR FAVOR ME ENVIEM O GABARITO veralutavares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. POR FAVOR ME ENVIEM O GABARITO veralutavares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. pode enviar gabarito sorjuli1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá, gostaria do gabarito das questões, obrigada!
    luiza_massafra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá, gostaria do gabarito das questões, obrigada!
    luiza_massafra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Ola, gostaria de receber o gabarito das questões da atividade de filosofia 1 acima, obrigada!
    dougllas.ballet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Ola, também gostaria de receber o gabarito das questões da atividade de filosofia 1 acima, obrigado!
    adrianosviana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá! gostaria muito de receber o gabarito das questões acima!
    Agradeço muito! e-mail: wagnerhistória83@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. pode me enviar o gabarito
    psicanalista_2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Poderia me enviar o gabarito?anailujadnarim@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Poderia me enviar o gabarito?anailujadnarim@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. ótimos exercícios. Poderia enviar-me o gabarito por favor.
    Obrigada
    roselymenassa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog!
    poderia me enviar o gabarito?
    alzenir_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito do blog poderia me enviar o gabarito quelmafalcao@outlook.com

    ResponderExcluir
  45. Parabéns mesmo. Também gostaria do gabarito das questões de Ética.
    jaiborges10@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Parabéns mesmo. Também gostaria do gabarito das questões de Ética.
    jaiborges10@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Adorei a atividade gostaria de receber o gabarito tambem.
    obrigada

    ResponderExcluir
  48. Posta o gabarito pra gente, por favor?!

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de ter acesso ao gabarito !desde já grato!!

    ResponderExcluir
  50. me envie o gabarito!geneciantunes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  51. me envie o gabarito!geneciantunes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  52. ótimos envia o gabarito para marthielamangolin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. ótimo, poderia me enviar o gabarito? silmara.sk@globo.com

    ResponderExcluir
  54. pode me enviar Gabarito prof.leiabento@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Poderia me enviar o gabarito, por favor: brunonisbh@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Poderia me enviar o gabarito, por favor: brunonisbh@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Por favor poderia me enviar o gabarito dilmaalvares@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Alguém recebeu o gabarito, pelo visto não, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ,recebeu o gabarito? Se recebeu poderia me enviar, por gentileza?
      Agradeço desde já e aguardo resposta.

      Excluir
  59. por favor me envie o gabarito
    edivanassbv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. por favor poderia me enviar o gabarito prof.daianagoncalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Parabéns pelo blog!! Para ficar perfeito só faltou postar o gabarito :)
    Me envia por favor?! iedarocha72@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Parabéns pelo blog!! Para ficar perfeito só faltou postar o gabarito :)
    Me envia por favor?! iedarocha72@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. Parabéns pelo blog!! Para ficar perfeito só faltou postar o gabarito :)
    Me envia por favor?! iedarocha72@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de receber o gabarito.
    Obrigado.
    kleverson_araujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  65. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Você poderia me enviar o gabarito das questões acima por favor ?
    Marcus_vinny11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Também gostaria do gabarito: prof.ossianlandim@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelo trabalho tbm gostaria do gabarito let.dow@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. BOA TARDE..PARABENS EPELO TRABALHO..ACHEI BONS...GODTARIA DO GABARITO DAS ATIVIDADES...joelson.amt@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Favor enviar-nos o gabarito no seguinte endereço eletrônico abaixo:
    mandyspinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. gostaria de receber o gabarito millareis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de receber o gabarito marlenec723@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Você poderia enviar o gabarito por favor? Obrigada
    vanessaepag@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Muito legal a atividade. Ajudará meus alunos a se familiarizarem com a estrutura das provas do ENEM.
    Vc poderia me enviar o gabarito?
    Grata.

    ResponderExcluir
  80. Desculpe, não enviei o email: vivaldamota@bol.com.br ou vivalda.pacto.em@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, pode me enviar o gabarito? vieiraluis2041@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Muito legal a atividade. Ajudará meus alunos a se familiarizarem com a estrutura das provas do ENEM.
    Vc poderia me enviar o gabarito?
    Grata.

    ResponderExcluir
  83. me envia nara_oliveirac@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  84. Felicitações pelo magnífico questionário. Será que há possibilidade que me envie o gabarito do mesmo. Caso puder, desde já lhe agradeço. angelicamartins.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo. Você pode por favor me enviar o gabarito ?
    Me envie para: micheleapsoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. ALGUEM ME MANDA O GABARITO POR FAVOR. caiqueoliveira.ufu@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Por gentiliza,gostaria que me enviasse o gabarito destas questões.
    idalecia26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Gostaria de receber o gabarito ivanetedelfes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. ÓTIMO TRABALHO.POR FAVOR PODE ENVIAR GABARITO

    ResponderExcluir
  90. Gostaria de receber o gabarito. Grata

    ResponderExcluir
  91. nevesjusti@gmail.com
    Por gentileza, gostaria de receber o gabarito.
    grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia me enviar o gabarito por gentileza
      hegon-17-@hotmail.com

      desde já obrigado!

      Excluir
  92. Oi preciso do gabarito das questão acima envie para meu email

    ResponderExcluir
  93. Boa noite, se possível por envia-me o gabarito das questões.
    vods.saraiva@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Gostaria de receber o gabarito
    rr.cavalheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Boa noite eu também gostaria de receber o gabarito das questões
    felipeghzofilaine13@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Bom dia, por favor o gabarito.

    desde ja agradeço.

    silvanalisboanetos@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  97. HOJE PELA PRIMEIRA VEZ ACHEI SEU BLOG E ELE É MARAVILHOSO, PODE POR GENTILEZA ME Mandar gabarito DAS QUESTÕES ACIMA. OBRIGADA E SUCESSO PARA VOCE

    ResponderExcluir
  98. atividadeshistoriage2020@gmail.com
    Por gentileza me mande as respostas

    ResponderExcluir